Um espetáculo de fauna e flora no coração de Brusque
Esta semana, a Rádio Cidade AM e o Brusque Convention & Visitors Bureau apresentam uma das principais atrações turísticas de Brusque: o Parque Zoobotânico, localizado próximo da prefeitura. São 120 mil metros quadrados, que acolhem 70 espécies em cativeiro, entre mamíferos, aves, anfíbios, répteis e invertebrados. No entanto, fora das jaulas, também há grande diversidade da fauna e flora, o que ultrapassa o número de mil espécies.
E é justamente por essa riqueza natural que, além de receber mais de 40 mil visitantes por ano, o Parque Zoobotânico também é aberto para iniciativas de educação ambiental, através de projetos escolares ou parcerias com universidades.
Suas trilhas de lajotas irregulares e algumas escadas proporcionam ao turista uma autonomia de visitação. Não há um caminho já definido para se seguir, embora seja necessário estar atento para não deixar de conferir nenhum detalhe. De acordo com o coordenador do Parque, Rodrigo Fischer Silveira de Souza, as crianças se surpreendem mais com os felinos, primatas e serpentes. Já os adultos preferem observar as aves coloridas e a flora disponível no local.
O fato é que o Zoobotânico ainda é uma excelente opção de lazer para toda a família. O parque está aberto todos os dias, das 8h às 17h30. A sugestão é chegar cedo e aproveitar para conhecer, com calma, toda a diversidade biológica do local, que também disponibiliza sanitários e lanchonete.
A novidade agora é o paredão de escalada e o tradicional teleférico. No ponto mais alto, o brinquedo atinge 20 metros. Ao todo são 36 cadeirinhas e o passeio dura, em média, 15 minutos. A intenção é ampliar em 2013 essa área de aventura, com projetos que envolvam arvorismo e demais atividades junto à natureza.
Não se surpreenda se os mais de 150 animais que vivem no local demonstrarem certa simpatia para as lentes de sua câmera. Tirando os felinos, que preferem manter distância dos visitantes, e as serpentes, sempre apáticas e sonolentas, as demais espécies são bastante receptivas aos turistas. Elas parecem bem ambientadas com a exposição diária.
Quem dá as boas vindas no local é a tamanduá mirim Angelina Jolie. Ao perceber que está sendo observada, ela busca a aproximação, para alegria do público. Já os primatas e suas macaquices também são impagáveis. Só é preciso ter cuidado e respeitar o limite de afastamento das jaulas. Quem chega mais perto corre o risco de ter um contato com o animal, já que eles esticam o braço para puxar qualquer coisa do lado de fora da jaula sem o mínimo aviso ou cerimônia.
O morador mais antigo do Parque, que vive ali desde a inauguração, em 1992, é um jabuti. Foi para ele o bolo de aniversário que os colaboradores do Zoobotânico ofereceram no dia 19 de setembro de 2012.